sábado, agosto 05, 2006

Da criação do Espetáculo!


Por Alissandra Rocha

Fumaça do café quente, uma televisão ligada de madrugada, olhos turvos numa dramaturgia recém nascida, fresca e pulsante. Um quebra-cabeça, pedaços fragmentados do cérebro do dramaturgo nas minhas mãos descuidadas. Que medo senti frente a possibilidade de combinar mal as peças desse enigma, chegar ao final do labirinto do texto e encontrar nada senão o início!

Sim, o início de tudo.

O início da dramaturgia. A criação no seu momento mais prematuro e frágil. Tudo, menos razão.Os atores embarcaram nesse devaneio do Louco, do Homem do Teatro, do Dramaturgo. Eis que juntos andamos de mãos dadas para não nos perdermos nesse emaranhado de influências e massa cinzenta. Passamos pelos clichês das histórias em quadrinho, e entre sinapses pegamos as estradas sombrias dos cenários e figuras dos filmes Noir. Um caminho difícil, mas grandes descobertas são feitas assim. Sememando um solo duro, com um coração firme e um cérebro em frangalhos!
E chegamos no ponto essencial da caminhada:
o nervo ótico do criador! Olhamos com seus olhos pelas janelas de sua mente e vimos... Lá estava uma luz azul, brilhante. Uma Televisão, ligada de madrugada, sentimos a fumaça do café embaçando sua visão e voltamos ao início. Novamente.
Mas no final de tudo, as peças se encaixam e o que vemos é o dramaturgo em toda sua lucidez, no controle dos acontecimentos e seus presonagens nunca serão os mesmos.

Da Criação da Cena - de Claudio Rosa
Direção Alissandra Rocha

Estréia:
19 de Agosto de 2006
Sábados 19 horas , Domingos 18 horas
Teatro Julia Bergmann
alissandrarocha@gmail.com

Contador Grátis